Autor
Steven Johnson ; Claudio Carina
Editora
Zahar
Assunto
Linguística, Letras e Artes
Ano
2017
Páginas
306
ISBN-13
9788537817117
E-ISBN
9788537817162
Edição

O poder inovador da diversão

como o prazer e o entretenimento mudaram o mundo
"Nossa fascinação eterna e ilógica pela diversão é um dos grandes mistérios da vida... Leitura irresistível." Washington Post Um dos mais importantes pensadores da história da tecnologia, Steven Johnson recria a trajetória do entretenimento e dos passatempos que os seres humanos criaram para se divertir e sobreviver à dura luta cotidiana pela vida: jogos de azar, instrumentos musicais, ilusionismo, moda e consumo, comidas exóticas. Johnson mostra, acima de tudo, como a diversão fez muito mais do que simplesmente entreter: ela foi uma das principais responsáveis por dezenas de inovações, contribuindo diretamente para revoluções econômicas, políticas, sociais, culturais, tecnológicas e científicas que moldaram o mundo moderno. O jogo de dados, por exemplo, deu origem à teoria das probabilidades e lançou as bases da estatística. O surgimento de exuberantes e bem-decoradas lojas, com luxuosas fachadas e grandes vitrines, e o hábito de fazer compras contribuíram ativamente para a moderna realidade da industrialização. O poder inovador da diversão reúne seis capítulos sobre os temas moda e consumo, música, paladar, ilusão, jogos e espaço público. De maneira arrebatadora, o autor nos convida para uma viagem por antigas tavernas e cafés, cassinos e salões de jogos, shopping centers e grandes lojas de departamentos, e mostra que qualquer um que deseje conhecer os caminhos da tecnologia e das tendências sociais deveria prestar atenção à maneira como brincamos e nos divertimos. E quem estiver tentando entender como será o futuro irá encontrar a resposta onde quer que as pessoas estejam se divertindo mais. "O encanto da escrita de Johnson vem de sua capacidade de esclarecer ideias complexas em linguagem simples... Sua prosa é ágil, seu conhecimento, impressionante... O poder inovador da diversão é original e divertido - como deve ser, dado o assunto." The San Francisco Chronicle "Johnson fornece um convincente argumento contraintuitivo de que a Revolução Industrial, a democracia e a era da computação foram todas impulsionadas por diversões e prazeres que os historiadores muitas vezes ignoram." Kirkus Reviews "Nesta vigorosa (e ricamente ilustrada) obra, Johnson nos leva à reconfortante conclusão de que a história geralmente é feita por pessoas inovadoras que buscam formas mais surpreendentes de passar o tempo." The Oprah Magazine "Um prodígio na história das ideias." The Guardian "Em estilo divertido e acessível, Johnson chega a conclusões intrigantes... e liga os pontos de uma maneira que lança nova luz sobre os conceitos cotidianos." Publishers Weekly
Tabela de conteúdo
pág. capítulo
1 Sumário
9 Introdução
25 1. A moda e as compras
69 2. Música
111 3. Paladar
145 4. Ilusão
183 5. Jogos
227 6. Espaço público
271 Conclusão
277 Notas
289 Referências bibliográficas
296 Créditos das imagens
298 Agradecimentos
300 Índice remissivo

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