Autor
Márcia Neves
Editora
E-papers
Assunto
Comunicação
Ano
2002
Páginas
149
ISBN-10
8587922467
Edição

O novo mercado

A autora analisa o mercado empresarial sob a ótica das certificações dadas às ações sociais e de preservação ambiental desenvolvidas pelas corporações
Tabela de conteúdo
pág. capítulo
1 Sumário
15 Prefácio
19 Percepção
21 Introdução
27 O Novo Consumidor
28 1.1 Critério Brasil
28 1.2 4Cs (Cross Cultural Consumer Characterization)
29 1.3 Estudo da ACNielsen "Mudanças no Mercado: O que pensa o consumidor"
30 1.4 Estudo da Research International sobre compras no ponto de venda financiado pela Point of Purchase Advertising Institute
32 1.5 Estudo da Jaime Troiano Consultoria para avaliar o comportamento dos consumidores
32 1.6 Pesquisa do The Boston Consulting Group (BCG)
34 1.7 Estudo da Indicator Opinião Pública – Os Jovens e o Consumo Sustentável
35 1.8 Estudo da Environics International Atuação Social das Empresas: percepção do consumidor
39 O MERCADO MOBILIZADO
40 2.1 Estudo da AT Kearney e AmCham (Câmara Americana de Comércio) – O Desafio da Integração Hemisférica dentro da Perspectiva Latino-Americana
40 2.2 Estudo da Resolve! Global Marketing para saber onde as empresas estão investindo as verbas de marketing
41 2.3 Estudos da FIESP para conhecer a atuação dos empresários paulistas na área social
42 2.4 Criação do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – FIRJAN
42 2.5 Criação do Conselho Empresarial de Responsabilidade Social - FIRJAN
43 2.5.1 Estudo da FIRJAN sobre Gestão Ambiental
44 2.6 II Pesquisa Nacional sobre Responsabilidade Social nas empresas – ADVB
47 2.7 Criação de novas leis
50 2.8 Investimento brasileiro X Investimento americano
50 2.9 10º edição do Encontro Nacional de Anunciantes – Marketing Social
51 2.10 Estudos da FIEMG e IPEA
52 2.11 Pesquisas InterScience
55 Ações Sociais Elevam As Ações
55 3.1 Pesquisas ABAMEC
57 3.2. ISR - Investimento Socialmente Responsável
58 3.3 O reflexo nas ações
59 3.4 Unibanco, primeira instituição no Brasil a ter um analista de ISR
60 3.5 ABN Amro Asset Management, primeiro fundo de ações brasileiro
61 3.6 Crise internacional
65 Fundos De Investimentos Responsáveis
65 4.1 Mercado em formação
66 4.2 Novos Fundos
66 4.3. A2R – Primeira administradora de fundos de investimentos ambientais
68 4.3.1 Falta de pessoal qualificado no Brasil
71 Selos: Certificações, Premiações e Doações
71 5.1 A importância
72 5.2 Quem certifica
73 5.2.1 O sistema brasileiro
74 5.3 Sistemas da Qualidade
5.3.1 Outros sistemas
76 5.3.1.1 AS 9000 – Sistema da Qualidade para o Setor Aeroespacial
76 5.3.1.2 HACCP – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (Hazard Analysis and Critical Control Points)
77 5.3.1.3 ISO/IEC GUIDE 25 – Requisitos Gerais de Competência para Laboratórios de Calibração e Testes
77 5.3.1.4 OHSAS 18001 / BS 8800 – Administração da Segurança e Saúde Ocupacional dos Estados Unidos (US Occupational Safety and Health Administration)
5.3.1.5 QS 9000 –Sistemas da Qualidade do setor Automotivo
77 5.3.1.5.1 Empresas fornecedoras do setor automotivo e suas subcontratadas
78 5.3.1.6 TE – Tooling and Equipment – QS 9000
78 5.3.1.7 VDA 6.1 – Sistema da Qualidade para a indústria automotiva alemã
79 5.3.1.8 SIGs – Sistemas Integrados de Gestão
79 Implementação da Qualidade Total
80 5.4 Sistemas de Responsabilidade Social Empresarial
80 5.4.1 AA1000
80 5.4.2 GRI
81 5.4.3 SA8000
81 5.4.4 Indicadores de Responsabilidade Social Empresarial
81 5.5 Sistema de Certificação de Florestas
82 5.6 Sistema de Certificação de Agricultura Orgânica
5.7 Alguns dos Selos e Certificados mais conhecidos no mercado nacional
83 5.7.1 AAO
83 5.7.2 ABIA
83 5.7.3 ABIO
84 5.7.4 ABNT
86 5.7.4.1 Certificado de Sistemas de Gestão Ambiental – ABNT
86 5.7.4.2 Certificado de Marca de Conformidade – ABNT
86 5.7.4.3 Certificado de Marca de Segurança – ABNT
86 5.7.4.4 Certificado de Conformidade – ABNT
87 5.7.4.5 Certificado do Rótulo Ecológico ABNT – Qualidade Ambiental
87 5.7.4.6 Certificado de Manejo Florestal Sustentável ABNT/ CERFLOR
87 5.7.5 ANC
87 5.7.6 APAN
88 5.7.7 Balanço Social do Ibase/Betinho
88 5.7.8 BCS Öko-Garantie GmbH
89 5.7.9 “Blauer-Engel” (Anjo Azul)
90 5.7.10 Boi Orgânico
91 5.7.11 BVQI
92 5.7.12 Campanha contra a fome
92 5.7.13 CDI
92 5.7.14 CE
93 5.7.15 Comunidade solidária
93 5.7.16 Coolméia
94 5.7.17 CTCCA
94 5.7.18 EcocertBrasil
95 5.7.19 EcoSolidariedade
96 5.7.20 Ecoturismo
96 5.7.21 Empresa Amiga da Criança – ABRINQ
97 5.7.22 Empresa Cidadã
98 5.7.23 Empresa que Educa SENAC
99 5.7.24 EU Eco-Label (Rótulo Ecológico da Comunidade Européia)
99 5.7.25 FSC
100 5.7.26 Fundação Mokiti Okada
100 5.7.27 FVO
101 5.7.28 Greenpeace
101 5.7.29 Grüner Punkt (Ponto Verde)
102 5.7.30 GS
103 5.7.31 IBD
103 5.7.32 INMETRO
104 5.7.33 Instituto Ayrton Senna
104 5.7.34 OndAzul
104 5.7.35 PROCEL
105 5.7.36 RioVoluntário
105 5.7.37 RNP+ RJ
105 5.7.38 SOS Mata Atlântica
106 5.7.39 VDE
106 5.7.40 Viva Rio
106 5.7.41WWF-Brasil
5.8 Alguns dos prêmios mais conhecidos no mercado nacional
107 5.8.1 Prêmio “Best Practices and Local Leadership Programme do Habitat”
107 5.8.2 Prêmio BitC Awards for Excellence
108 5.8.3 Prêmio CartaCapital/InterScience
108 5.8.4 Prêmio Cidadania Mundial
108 5.8.5 Prêmio ECO de Cidadania Empresarial
108 5.8.6 Prêmio Empreendedor do Ano – Ernst & Young
109 5.8.7 Prêmio Empreendedor Social Ashoka-McKinsey
109 5.8.8 Prêmio Ethos de Jornalismo – Empresas e Responsabilidade Social
109 5.8.9 Prêmio Fiesp SOS Mata Atlântica de Educação Ambiental
110 5.8.10 Prêmio Fundação Coge
110 5.8.11 Prêmio Ibero-Americano de Comunicação pelos Direitos da Infância e da Adolescência – UNICEF
111 5.8.12 Prêmio Ibest
112 5.8.13 Prêmio Mauá
112 5.8.14 Prêmio Nacional da Qualidade
113 5.8.15 Prêmio Ser Humano
113 5.8.16 Prêmio Stockholm Challenge Award
113 5.8.17 Prêmio Top Social
115 Conceitos
119 Conclusão
131 Anexo 1º Que Pensam Os Criativos do Mercado Brasileiro
137 Anexo 2 "raio-x" do Brasil
141 Bibliografia
151 A autora

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