Autor
João Paulo Macedo Castro
Editora
E-papers
Assunto
Ciências Humanas
Ano
2009
Páginas
267
ISBN-13
9788576502494
Edição

A invenção da juventude violenta

análise da elaboração de uma política pública
Objetiva compreender as distintas etapas e os procedimentos empregados nas políticas públicas ou governamentais, tendo como objeto o Programa Escolas de Paz, experiência da Unesco na década de 1990
Tabela de conteúdo
pág. capítulo
1 Sumário
9 Prefácio
13 Introdução
14 Nascimento do Programa Escolas De Paz No Estado do Rio De Janeiro
16 Experiência-piloto
23 Programa Escolas De Paz
24 Desenho Institucional
30 Dilemas e Tensões
36 Caminhos e Opções
40 Fazendo Políticas Públicas
46 Capítulo 1- A Unesco e A Constituição De Uma Comunidade Internacional
48 O Instituto Internacional De Cooperação Intelectual (IICI)
52 A Conferência dos Ministros Aliados da Educação (cmae)
54 1945 - 1950: Criação da Organização das Nações Unidas para A Educação, A Ciência e A Cultura (unesco)
56 "Público" e "Privado" Na Origem da Unesco
60 Estrutura Organizacional
63 Em Busca da Universalidade: Construindo As Bases da Cooperação Internacional
73 Construindo A Organização, Descentralizando A Representaçãoe Centralizando As Ações
74 Descentralização 1: Definindo Princípios
81 Definindo Os Papéis das Agências Internacionais (A/RES/44/211)
87 Descentralização 2: em Busca da Expansão Através das Unidades Fora da Sede
90 Capítulo 2 - Definindo Conceitos: Juventude, Violência e Cidadania
95 Construindo Um Problema Social
97 Construção De Adesões e Definição De Vínculos Conceituais
98 Os Jovens De Brasília - Instituindo Um Compromisso Teórico-conceitual
110 Definindo Conceitos e Teorias. Construindo Vínculos Conceituais
127 Capítulo 3 - Tecendo Redes: O Projeto Juventude, Violência e Cidadania (1999)
129 A Consolidação De Vínculos Conceituais
134 Ampliando As Redes Conceituais
135 Construindo Um Jovem e Uma Juventude
144 Definindo Violências e Construindo O Jovem Violento
151 Cidadania: Um Problema De Estado
159 Cidadania: Um Problema Político
171 Capítulo 4 - Gerando Sustentabilidade: Etapas Na Construção De Uma Cultura De Paz
173 Cultura De Paz - Breve Histórico
180 Prodoc - Construindo Uma Pedagogia da Democracia
205 Capítulo 5 - Ampliando As Redes e Definindo Os Espaços De Intervenção
207 Cultivando Vidas e Construindo Formuladores De Políticas Públicas
220 Instituindo Um Léxico. A Gramática da 'nova' Política Pública
228 Violências Nas Escolas - Consolidando As Estratégias De Intervenção
244 Considerações Finais
251 Referências Bibliográficas
265 Sobre O Autor

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