Autor
Ilma Doher
Editora
E-papers
Assunto
Ciências Sociais Aplicadas
Ano
2015
Páginas
256
ISBN-13
9788576504818
E-ISBN
9788576504825
Edição

O serviço social em empresas para além da crítica

espaços de enfrentamento e atuação profissional
Os artigos abordam variadas temáticas do serviço social, apresentando a atuação dos assistentes sociais nas empresas; sua relevância nos processos de gestão de segurança, meio ambiente, eficiência energética e saúde (SMES) e a valiosa contribuição nas temáticas socioambientais e em cenários de emergências ambientais e industriais; a importância da visão e prática de trabalho conjunto e interdisciplinaridade para a consecução dos objetivos de negócio; os aspectos contributivos para a obtenção de avanços na ambiência organizacional no eixo da gestão de recursos humanos; a participação nos processos que envolvem a operação e aperfeiçoamento de um modelo de autogestão de saúde complementar; o olhar sobre a atuação profissional em situações de mortes e lutos, além de temáticas já há muito consagradas ao perfil desses profissionais, como questões de violência, assédios e saúde do trabalhador em toda a sua complexidade e amplitude.
Tabela de conteúdo
pág. capítulo
1 Sumário
11 Introdução
17 CAPÍTULO 1 - O Serviço Social em empresas: formulações acerca de um espaço de atuação profissional
20 1.1 O Serviço Social diante das antigas e novas demandas empresariais
23 1.2 Problematizando a empresa como espaço sócio-ocupacional do assistente social
24 1.3 O espaço do tema Empresa no debate profissional
40 1.4 Considerações Finais
45 Referências
49 Capítulo 2 - Gestão de Serviço Social em processo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde
53 2.1 Algumas aproximações conceituais sobre a atuação do Serviço Social na indústria e as demandas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde
57 2.2 Considerações Finais
59 Referências
63 CAPÍTULO 3 - O campo da saúde do trabalhador e a atuação do assistente social
64 3.1 As mudanças no mundo do trabalho frente à Reestruturação Produtiva e o campo Saúde do Trabalhador: algumas considerações
75 3.2 A atuação do assistente social na saúde do trabalhador: elementos para o debate
79 3.3 Considerações Finais
80 Referências
85 CAPÍTULO 4 - Análise social em Saúde: estratégias do Serviço Social em saúde do trabalhador
86 4.1 Análise social em saúde: definição, objetivos
87 4.2 Referencial teórico-metodológico
91 4.3 Análise dos resultados
95 4.4 Considerações finais
95 Referências
97 CAPÍTULO 5 - A importância da interdisciplinaridade na atuação em saúde mental em empresa
103 5.1 Integração mente e corpo: obstáculos na sensibilização dos profissionais de saúde
107 5.2 A inserção no mundo do trabalho
108 5.3 Trabalhando a interdisciplinaridade na empresa
111 5.4 A experiência da capacitação
113 5.5 Considerações Finais
115 Referências
117 CAPÍTULO 6 - O assistente social e a ambiência organizacional
119 6.1 As organizações, as pessoas e a ambiência organizacional
123 6.2 A ambiência organizacional entre os processos de recursos humanos
131 6.3 O assistente social e a ambiência organizacional
142 6.4 Considerações finais
144 Referências
147 CAPÍTULO 7 - Assessoria e consultoria em relações sociais no trabalho
149 7.1 Impacto das mudanças nos processos produtivos sobre as relações sociais no trabalho no cenário da empresa X
151 7.2 Atuação do Serviço Social em Assessoria e Consultoria
158 7.3 Relato de Experiências do programa de Assessoria e Consultoria em Relações Sociais no Trabalho
164 7.4 Considerações finais: resultados obtidos e desafios a serem superados
165 Referências
167 CAPÍTULO 8 - Um modelo de autogestão em Saúde numa empresa estatal
168 8.1 Crescimento do Mercado de Saúde Suplementar e a Agência Nacional de Saúde Suplementar
171 8.2 Instituição Analisada
175 8.3 Serviço Social
175 8.4 Considerações Finais
176 Referências
179 CAPÍTULO 9 - Violência no trabalho, assédio moral e seu enfrentamento pelos profissionais do acolhimento e da escuta nas organizações
181 9.1 Considerações sobre a violência no trabalho
188 9.2 Considerações sobre o assédio moral
189 9.3 O enfrentamento da violência no trabalho
192 9.4 Considerações Finais
194 Referências
195 Anexo A: Atitudes Hostis
197 CAPÍTULO 10 - O atendimento a situações de emergências, mortes e lutos como prática profissional
200 10.1 Um olhar do assistente social sobre o atendimento do profissional de saúde a situações de perdas, mortes, lutos, e emergências
208 10.2 Falar de morte, perdas, lutos para o profissional de saúde
214 10.3 Considerações finais
218 Referências
223 CAPÍTULO 11 - Serviço Social, emergências e desastres: notas sobre a atuação profissional
224 11.1 Atuação do serviço social em empresas: breves considerações históricas e conceituais
227 11.2 Gestão de desastres no contexto brasileiro: processo de consolidação como política pública e formatação do Sistema Nacional
231 11.2 Gestão de desastres no contexto brasileiro: processo de consolidação como política pública e formatação do Sistema Nacional
234 11.4 Contribuições ao debate: possibilidades da intervenção e desafios postos
235 Referências
237 CAPÍTULO 12 - O Serviço Social no campo socioambiental
237 12.1 O serviço social no campo socioambiental
237 12.2 O social e o ambiental entrelaçados
244 12.3 O campo socioambiental e o serviço social
249 12.4 Considerações finais
250 Referências
251 Autores

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