Autor
Eduardo Ariel de Souza Teixeira ; Sílvia Borges Corrêa
Editora
E-papers
Assunto
Ciências Sociais Aplicadas
Ano
2015
Páginas
160
ISBN-13
9788576504771
E-ISBN
9788576504788
Edição

Economia criativa

Um programa de mestrado inicia-se com um grupo de pesquisadores com interesses afins que se reúne em torno de um tema complexo, e dedica-se ao estudo acadêmico articulado de suas diferentes facetas e ramificações. Este é o caso do grupo de professores da ESPM do Rio de Janeiro que se reúne em torno do tema da Economia Criativa, vocação artístico-econômica do Rio de Janeiro, com vistas à construção de um programa, que irá contribuir significativamente na formação do gestor de equipamentos culturais e esportivos, num setor dinâmico e excitante que aponta para o futuro do estado e da cidade do Rio. Um programa de mestrado é uma guilda de pesquisadores que forma outros mestres, que devem apresentar seu trabalho de mestre perante a guilda. Como a guilda de artesãos, o programa de mestrado não é um curso ou uma escola, mas um centro de produção, em meio ao qual mestres são formados. O Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM do Rio de Janeiro realiza esta promessa, e o presente trabalho é o resultado da primeira rodada de pesquisa de seus professores. Ele reflete a um tempo o vigor do vento fresco de uma equipe que constrói conhecimento e as paredes do programa, e revela já a maturidade acadêmica e o enraizamento dos professores nos problemas práticos dessa indústria no Rio de Janeiro.
Tabela de conteúdo
pág. capítulo
1 Sumário
5 Apresentação
7 Introdução
15 Capítulo 1 - O pensamento estratégico do design e a geração da inovação no novo paradigma econômico
27 Capítulo 2 - Economia Criativa, cidade criativa e desenvolvimento
49 Capítulo 3 - Economia Criativa e felicidade: uma abordagem por meio da interação e da experiência
65 Capítulo 4 - Economia Criativa e Marketing de Guerrilha: interseções pela criatividade
79 Capítulo 5 - Rio de Janeiro cidade criativa: fragmentos de uma construção histórica e caleidoscópica
93 Capítulo 6 - Etnografando uma rua “criativa”: a Dias Ferreira e seus ateliês
109 Capítulo 7 - Repositórios do passado e reafirmadores do presente: meios de comunicação como lugares de memória
127 Capítulo 8 - Inteligência competitiva e Economia Criativa
139 Capítulo 9 - A gestão de projetos culturais para cidades criativas
155 Sobre os autores

GUEST IP: 18.204.2.231 Suporte FAQ Política de Privacidade
© 2016 Dot.Lib | Todos os direitos reservados | Todos los derechos reservados | All rights reserved dot.lib