- Autor
- Steven Johnson ; Claudio Carina
- Editora
- Zahar
- Assunto
- Linguística, Letras e Artes
- Ano
- 2017
- Páginas
- 306
- ISBN-13
- 9788537817117
- E-ISBN
- 9788537817162
- Edição
- 1ª
O poder inovador da diversão
como o prazer e o entretenimento mudaram o mundo
"Nossa fascinação eterna e ilógica pela diversão é um dos grandes mistérios da vida... Leitura irresistível." Washington Post Um dos mais importantes pensadores da história da tecnologia, Steven Johnson recria a trajetória do entretenimento e dos passatempos que os seres humanos criaram para se divertir e sobreviver à dura luta cotidiana pela vida: jogos de azar, instrumentos musicais, ilusionismo, moda e consumo, comidas exóticas. Johnson mostra, acima de tudo, como a diversão fez muito mais do que simplesmente entreter: ela foi uma das principais responsáveis por dezenas de inovações, contribuindo diretamente para revoluções econômicas, políticas, sociais, culturais, tecnológicas e científicas que moldaram o mundo moderno. O jogo de dados, por exemplo, deu origem à teoria das probabilidades e lançou as bases da estatística. O surgimento de exuberantes e bem-decoradas lojas, com luxuosas fachadas e grandes vitrines, e o hábito de fazer compras contribuíram ativamente para a moderna realidade da industrialização. O poder inovador da diversão reúne seis capítulos sobre os temas moda e consumo, música, paladar, ilusão, jogos e espaço público. De maneira arrebatadora, o autor nos convida para uma viagem por antigas tavernas e cafés, cassinos e salões de jogos, shopping centers e grandes lojas de departamentos, e mostra que qualquer um que deseje conhecer os caminhos da tecnologia e das tendências sociais deveria prestar atenção à maneira como brincamos e nos divertimos. E quem estiver tentando entender como será o futuro irá encontrar a resposta onde quer que as pessoas estejam se divertindo mais. "O encanto da escrita de Johnson vem de sua capacidade de esclarecer ideias complexas em linguagem simples... Sua prosa é ágil, seu conhecimento, impressionante... O poder inovador da diversão é original e divertido - como deve ser, dado o assunto." The San Francisco Chronicle "Johnson fornece um convincente argumento contraintuitivo de que a Revolução Industrial, a democracia e a era da computação foram todas impulsionadas por diversões e prazeres que os historiadores muitas vezes ignoram." Kirkus Reviews "Nesta vigorosa (e ricamente ilustrada) obra, Johnson nos leva à reconfortante conclusão de que a história geralmente é feita por pessoas inovadoras que buscam formas mais surpreendentes de passar o tempo." The Oprah Magazine "Um prodígio na história das ideias." The Guardian "Em estilo divertido e acessível, Johnson chega a conclusões intrigantes... e liga os pontos de uma maneira que lança nova luz sobre os conceitos cotidianos." Publishers Weekly
pág. | capítulo | |||
---|---|---|---|---|
1 | Sumário | |||
9 | Introdução | |||
25 | 1. A moda e as compras | |||
69 | 2. Música | |||
111 | 3. Paladar | |||
145 | 4. Ilusão | |||
183 | 5. Jogos | |||
227 | 6. Espaço público | |||
271 | Conclusão | |||
277 | Notas | |||
289 | Referências bibliográficas | |||
296 | Créditos das imagens | |||
298 | Agradecimentos | |||
300 | Índice remissivo |