- Autor
- João Paulo Macedo Castro
- Editora
- E-papers
- Assunto
- Ciências Humanas
- Ano
- 2009
- Páginas
- 267
- ISBN-13
- 9788576502494
- Edição
- 1ª
A invenção da juventude violenta
análise da elaboração de uma política pública
Objetiva compreender as distintas etapas e os procedimentos empregados nas políticas públicas ou governamentais, tendo como objeto o Programa Escolas de Paz, experiência da Unesco na década de 1990
pág. | capítulo | |||
---|---|---|---|---|
1 | Sumário | |||
9 | Prefácio | |||
13 | Introdução | |||
14 | Nascimento do Programa Escolas De Paz No Estado do Rio De Janeiro | |||
16 | Experiência-piloto | |||
23 | Programa Escolas De Paz | |||
24 | Desenho Institucional | |||
30 | Dilemas e Tensões | |||
36 | Caminhos e Opções | |||
40 | Fazendo Políticas Públicas | |||
46 | Capítulo 1- A Unesco e A Constituição De Uma Comunidade Internacional | |||
48 | O Instituto Internacional De Cooperação Intelectual (IICI) | |||
52 | A Conferência dos Ministros Aliados da Educação (cmae) | |||
54 | 1945 - 1950: Criação da Organização das Nações Unidas para A Educação, A Ciência e A Cultura (unesco) | |||
56 | "Público" e "Privado" Na Origem da Unesco | |||
60 | Estrutura Organizacional | |||
63 | Em Busca da Universalidade: Construindo As Bases da Cooperação Internacional | |||
73 | Construindo A Organização, Descentralizando A Representaçãoe Centralizando As Ações | |||
74 | Descentralização 1: Definindo Princípios | |||
81 | Definindo Os Papéis das Agências Internacionais (A/RES/44/211) | |||
87 | Descentralização 2: em Busca da Expansão Através das Unidades Fora da Sede | |||
90 | Capítulo 2 - Definindo Conceitos: Juventude, Violência e Cidadania | |||
95 | Construindo Um Problema Social | |||
97 | Construção De Adesões e Definição De Vínculos Conceituais | |||
98 | Os Jovens De Brasília - Instituindo Um Compromisso Teórico-conceitual | |||
110 | Definindo Conceitos e Teorias. Construindo Vínculos Conceituais | |||
127 | Capítulo 3 - Tecendo Redes: O Projeto Juventude, Violência e Cidadania (1999) | |||
129 | A Consolidação De Vínculos Conceituais | |||
134 | Ampliando As Redes Conceituais | |||
135 | Construindo Um Jovem e Uma Juventude | |||
144 | Definindo Violências e Construindo O Jovem Violento | |||
151 | Cidadania: Um Problema De Estado | |||
159 | Cidadania: Um Problema Político | |||
171 | Capítulo 4 - Gerando Sustentabilidade: Etapas Na Construção De Uma Cultura De Paz | |||
173 | Cultura De Paz - Breve Histórico | |||
180 | Prodoc - Construindo Uma Pedagogia da Democracia | |||
205 | Capítulo 5 - Ampliando As Redes e Definindo Os Espaços De Intervenção | |||
207 | Cultivando Vidas e Construindo Formuladores De Políticas Públicas | |||
220 | Instituindo Um Léxico. A Gramática da 'nova' Política Pública | |||
228 | Violências Nas Escolas - Consolidando As Estratégias De Intervenção | |||
244 | Considerações Finais | |||
251 | Referências Bibliográficas | |||
265 | Sobre O Autor |